Eu & a Poesia

Exposição dos trabalhos dos alunos

Eu & a Poesia

O trabalho “Eu & a poesia”, desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM-Administração) tem por princípio básico desenvolver a habilidade de leitura e interpretação, visando sempre o ritmo, desenvoltura e fluência: elementos notadamente necessários ao apreço e entendimento de um texto. O material utilizado traduz um pouco, bem pouco por sinal, do que há de melhor na literatura brasileira e portuguesa.
A parte os elementos técnico-teóricos, procurou-se que houvesse o envolvimento de habilidades e competências paralelas, como autogestão, organização, iniciativa, autoconfiança, imaginação criativa e interesse artístico.
Tais competências são identificadas como socioemocionais e são entendidas como influenciadoras na forma como uma pessoa pensa, sente, decide e age em determinado contexto. Estão diretamente relacionadas com à comunicação, criatividade, pensamento crítico e científico, empatia e autoconhecimento.
Estão associadas, então, à capacidade de uma pessoa ser flexível, apreciativa diante de situações desafiadoras, incertas e complexas, tendo relação direta com a disposição para novas experiências estéticas, culturais e intelectuais. Ao passo que são desenvolvidas, interferem positivamente na capacidade de ter foco, responsabilidade, precisão, organização e perseverança com relação a compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida.
São flexíveis e maleáveis, manifestando-se com intensidade e modos diferentes de acordo com os elementos sociais e culturais que atravessam a história individual de cada um, sendo, portando, aprendíveis e se desenvolvem ao longo da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *